Aconteceu na última quarta-feira dia 31 de julho, o workshop “Scouting no Futebol em Moçambique: Status, desafios e perspectivas”, com Thiago Cassis, profissional que atua na gestão da Pro Academy, como organizador e ministrante, a atividade contou também com as participações de Vasco Imparatto, diretor geral do Brera Tchumene F.C. e André Costa, responsável pela comunicação da mesma equipa.
Com as ilustres presenças e intervenções do diretor da ESCIDE, Sr. Paulo Gumende, e do Sr. Hugo Leal, diretor da Pro Sport, o evento contou com alta adesão dos alunos e docentes da universidade.
Os participantes apresentaram, através de dados e compartilhamento de experiências profissionais, uma rico cenário acerca do momento atual da busca pelo desenvolvimento dos atletas moçambicanos. Desde o início de suas trajetórias, até os grandes desafios que enfrentam para atingir o rendimento esperado e serem profissionais de destaque dentro do desporto.
Para Thiago Cassis, “atividades como essa abrem caminho para questionamentos que tem potencial para se transformarem em soluções, uma vez que os estudantes de agora, serão os profissionais do desporto de amanhã. Quando realizamos uma imersão como a deste workshop, abrimos novas dimensões de perspectiva para os jovens presentes”.

Já para Vasco Imparatto, “o worshop pode ser vir como uma inspiração para os jovens profissionais do futuro, verem que existem grupos, que estão querendo ser modelos inovadores, e que abracem esse tipo de profissional que está interessado em trabalhar no meio do futebol, são projetos que podem abrir mais espaço do que um clube tradicional, com aquela estrutura um pouco mais rigida” , para o seu colega de clube, André Costa, “a necessidade de passar conhecimento para a próxima geração de profissionais do desporto é fundamental para o desenvolvimento do futebol. Que eles já se habituem com os principais desafios que encontrarão na trajetória das suas carreiras”.
Dentre os pontos positivos apresentados pelos ministrantes, o alto potencial dos atletas de Moçambique foram colocados como elementos que contribuem na tarefa de elevar o desporto do país aos mais altos níveis mundiais.
A tecnologia e a comunicação, também foram temas explorados no workshop. Como utilizar essas ferramentas no desporto atual?
No que tange a comunicação, elemento tão importante para obter alcance junto aos jovens nos dias hoje, o diretor de comunicação do Brera Tchumene, André Costa, afirma que “clubes centenários e de grande expressão ainda não perceberam a importância do departamento de comunicação de uma equipa de futebol. É muito válido essa aproximação entre adepto e clube. Humanizar os atletas e trazer eles para perto da massa associativa só traz pontos positivos para o desenvolvimento da comunicação a nível profissional”.

Já para Cassis, que desenvolve a reformulação e modernização da comunicação no projeto da Pro Academy, “a tecnologia, pode ser muito importante para que mesmo áreas distantes do território moçambicano sejam alcançadas pelos olhares dos profissionais do scouting. Mas é sempre importante ressaltar, que a comunicação e a tecnologia são partes fundamentais no desporto de alto rendimento atual, porém o conhecimento, a experiência e a formação dos profissionais, sempre serão outro componente essencial para a qualidade do trabalho”.
O presidente da Associação Académica de Maputo, e ex-atleta, Sr. Cremildo Gonçalves, fechou a atividade com uma rápida história acerca da chegada do craque Eusébio no futebol português.
Que outras atividades como essa acontençam para que possamos alçar cada vez mais o desporto moçambicano ao lugar que merece estar.

