Todos sabem da importância da alimentação no desenvolvimento da carreira de um desportista, a nutrição é responsável por proporcionar ao corpo os nutrientes essenciais para um bom funcionamento do organismo. São os elementos adquiridos a partir da boa alimentação que vão equilibrar a energia e a saúde do atleta, e com isso, elevar seu rendimento.
Mas para entender mais sobre o tema e sua importância, hoje trazemos uma entrevista com a nutricionista brasileira Dra. Ana Bárbara Castro, ela tem diploma Internacional em Nutrição Esportiva pelo Barça Innovation Hub (Barcelona FC) e trabalhou em clubes como Minnesota Rush (USA, 2024), Racing Club (ARG, 2020) e Cruzeiro Esporte Clube (BRA, 2019).
E nós, da Pro Academy, no intuito de trazer sempre o melhor no sentido da formação, não só de atletas, mas de pessoas melhores e mais saudáveis, iniciamos nossa série de entrevistas com especialistas de diversas áreas do desporto falando justamente desse assunto tão importante, a alimentação!
Confira a entrevista a seguir:
Pro Academy – Para começar, em linhas gerais, quais os principais pontos que podemos destacar em relação a importância da nutrição no futebol?
Ana Bárbara – Além de contemplar todas as fases da vida, a alimentação correta tem um papel fundamental para manter a saúde integral de um indivíduo. Quando tratamos do desporto, principalmente o futebol, de acordo com a fisiologia do exercício, temos uma variedade de estímulos mecânicos como saltos, sprints, mudança de direcção e 90 minutos de movimentação, de 9km a 13km percorrido em campo. Todas estas variedades de estímulos trazem um gasto calórico elevado e a energia para coordenar e impulsionar estes estímulos deve vir através da alimentação.
Pro Academy – No que uma alimentação adequada pode contribuir no desempenho do atleta?
Ana Bárbara – Quando trabalhamos com atletas, podemos dividir os alimentos em 3 grandes grupos:
Energéticos – Ricos em Carboidratos – promovem maior disponibilidade de energia e performance.
Construtores – Ricos em Proteínas – trazem uma remodelação do tecido muscular, trazendo maior força, potência e recuperação pós jogo. Importante para recuperar cartilagens e articulações, manutenção de neurotransmissores, hormônios, renovação celular, etc.
Reguladores – Verduras e Frutas – contém micronutrientes que regulam nosso metabolismo, transporte de nutrientes no corpo, regulação do intestino, redução de inflamação, etc.
A junção destes três grupos de alimentos em todas as refeições traz uma nutrição completa do jogador.
Pro Academy – Em relação a prevenção de contusões, uma boa alimentação pode colaborar nesse item?
Ana Bárbara – Depende. A alimentação pode prevenir lesões de desgaste por treinamento, porém algumas lesões por impacto, movimentos imprevisíveis de jogo ou pancadas fortes no adversário/trave/objetos dispostos em campo, pode ser que mesmo bem nutrido, venha a lesionar. Entretanto, a alimentação acelera o tempo de recuperação, deixando o jogador pronto para o retorno ao campo mais rápido, remodelando o tecido com nutrientes.
Pro Academy – Quando falamos em nutrição no esporte, muitas vezes se pensa em um grande investimento para conseguir adequar a alimentação do dia dia aos padrões desejáveis. Isso procede? Ou podemos com criatividade, gastar pouco, e se alimentar bem?
Ana Bárbara – É possível alinhar uma alimentação equilibrada com o disponível no dia-à-dia. Os alimentos mais caros de uma Programação Alimentar seriam as proteínas, que encontramos em ovos, carnes, leites e derivados, leguminosas, etc. A recomendação é que um atleta consuma entre 4 a 6 refeições contendo este grupo de alimentos, a depender do peso corporal. Mas ajustar o básico, com base em carboidratos e vegetais é possível já contribuir com saúde e desempenho do jogador.